BOGOTÁ - Milhões pessoas saíram às ruas, serviços foram paralisados e políticos discursaram na Colômbia quando o relógio marcou o meio dia (14 horas em Brasília) desta quinta-feira, 5, para pedir a libertação de todos os seqüestrados e o respeito à vida aos grupos armados ilegais do país.
Após um pedido do presidente Álvaro Uribe, cidades e vilarejos viram cidadãos exibindo panos brancos e realizando buzinaços para exigir à guerrilha das Farc e outros grupos armados a libertação dos reféns, assim como a entrega dos cadáveres de onze deputados mortos em cativeiro.
Esta é a maior mobilização nacional pela paz na história recente do país. Incentivados pelos meios de comunicação, motoristas pararam o trânsito por vários minutos e saíram dos veículos nas grandes cidades para somarem-se ao protesto.
Durante cinco minutos o país paralisou seus serviços e se ouviram somente campainhas, buzinas, gritos e sirenes.
Trabalhadores, empresários, funcionários públicos, estudantes e todo o resto da sociedade participou da manifestação. O serviço aéreo parou, assim como o comércio em geral e as indústrias. Nas fachadas dos prédios foram estendidas bandeiras da Colômbia e muitas pessoas saíras às ruas com camisetas brancas.
A maior concentração de pessoas foi registrada na Praça Bolívar, no centro de Bogotá, cuja catedral o presidente colombiano fez questão de visitar.
No exterior, milhares de cidadãos colombianos em 19 países da América e da Europa também se uniram no pedido pela libertação dos prisioneiros de guerrilhas.
O Ministério de Relações Exteriores informou que estavam previstas 40 atividades de solidariedade pelos seqüestrados no país, que, de acordo com números oficiais, chega a 3,1 mil.
Na noite da última terça-feira, 3, cerca de 25 mil velas foram acesas em memória dos 11 deputados do departamento Farc.(estado de são paulo)
Pois é, fellas.
Impressionante, depois da população da Venezuela mobilizar-se pra protestar contra o fechamento da RCTV agora é a vez do povo Colombiano mostrar seu sentimento de repulsa contra o movimento esquerdista latino americano. Enquanto isso no Brasil, que fazemos nós ??? Apenas enterramos nossos mortos, vitimados sob as bençãos de um Estado que reconhece as Farc como movimento político legítimo. E a "suspeita" levantada pela polícia do Rio de Janeiro de que as armas dos traficantes foram contrabandeadas pelas Farc ?? Alguém sabe o que aconteceu ? Apenas o silêncio amigos, só o silêncio de uma nação amortecida pelo horror.
Nenhum comentário:
Postar um comentário