terça-feira, setembro 09, 2008

Em terra de cego...

Putz, acho que estou ficando esperto!

Todo mundo ficou meio besta com a notícia que Rússia e Venezuela irão realizar manobras militares envolvendo suas forças navais.

Em julho já antecipava por aqui que uma aproximação entre os dois países em busca de cooperação militar já estava ocorrendo.

Pois é, ou o mundo tá ficando previsível ou eu estou ficando menos burro.

p.s. Não se iludam esquerdopatas de plantão, o interesse russo por Hugo Chavez e sua revolução bolivariana é inexistente, na há nenhum romantismo guevarista nesta empreitada, na verdade eles desprezam o "irmão revolucionário", o que os une, o que move estes dois luminares do totalitarismo, Chavez e Putin, é o mais puro antiamericanismo e, mais profundamente, um ódio a tudo que representa a democracia.

3 comentários:

b disse...

Hi, caro colega Dio.....

Estou aqui, nesta noite de inventário, tentando me manter acordado, a quase uma hora lendo seus textos sobre política...

Surgem algumas dúvidas que gostaria de discutir com vc...
Antes de iniciar, não quero ser hostil... são dúvidas de verdade... tento entender...mesmo...

Não sou comunista, como você deve pensar, sou apenas mais tolerante que você com relação a alguns assuntos delicados... Avalio essas coisas de pontos de vista diferentes... e agora quero conhecer e entender os seus...

acredito que tudo seja relativo, e nossas opnioes são diferentes devido a uma série de fatores que não cabe discutir aqui...mas acho que essas questões podem ser muito valiosas pra mim...

Vamos deixar de lenga-lenga e ir ao que interessa...

Em vários textos você relaciona nazistas e comunistas... Comunismo e totalitarismos (ditaduras)...Ficou clara a sua posição contra a falta de liberdade... Tenho certeza de que esta opnião tem algum fundamento.. por isso essa inquietação...

Até onde eu sei, todos as ditaduras ocorridas na américa latina foram com o intuito de derrubar governos comunistas, socialistas, ou simplesmente que tomavam algumas ações em favor das classes menos abastadas...

Neste post, surge o comentário de que eu interpreto assim: antiamericanismo é antidemocrático, como se os Estados Unidos fosse exemplo de democracia... Digo isso devido as histórias da CIA controlando protestos, mapeando as pesquisas no google, invadindo países com o velho discurso da defesa da democracia e tals (pra mim, é claro que isso é balela)e todas as histórias que a gente le, ouve e vê...Sei que há a necessidade de filtrar as informações e etc...

Mas reparei que há uma antipatia por todas as opniões contrária ao modelo "democrático" dos estados unidos e isso é o que eu não entendo...me parece como antipatia gratuita, opnião baseada na leitura da Veja, Jornal Nacional, essas coisas... Me recuso a aceitar que um cara como vc aceite ser moldado dessa forma, por isso gostaria de saber de onde vem essa opnião, qual a origem...

Sobre a imprensa, vc demonstra acreditar na teoria de que os esquerdistas de plantão dominam os meios de comunicação e existe uma conspiração para derrubar os ricos do poder e instituir uma ditadura do proletariado...

Me lembro (mentira, eu não lembro, eu li) que durante a ditadura militar no brasil (instituida pelos militares contra o comunista Jango) foi apoiada por todos os meios de comunicação...e teve também apoio indireto dos nossos primos ricos do norte...

Sobre textos marxistas, pelo que entendi, vc acha péssimo... mas pQ?? antipatia gratuita novamente?? se há algum fundamento nisso, eu gostaria realmente de saber (juro que não estou sendi irônico, pelamordedeus)...

Nos posts sobre a guerra no entre palestinos e judeus, sempre comenta defendendo o estado de israel, condenando os islâmicos, (tratando por terroristas) sem comentar sobre os interesses norte-americanos em manter os palestinos sob controle...sabe, eu só faço análise de fatos... sei que o hamas é um grupo terrorista, mas sei que a guerra é por petróleo, e não pra acabar com o terrorismo...então, pq ignorar estes fatos???

Bom, vou parar por aqui, pq sei, pelo pouco que te conheço, isso tudo vai dar mto pano pra manga...

pensei em discutir essas questões pessoalmente, mas sei que ia acabar fazendo papel ridículo diante de todas as suas citações de livros que não li e etc...escrevendo, eu consigo dizer tudo o que penso, vc le, pensa sobre o assunto e responde.. acho que assim, flui melhor....

No aguardo,

Thiago

Dionisius Amendola disse...

Thiago,

vamos lá, vou tentar ser o mais claro possível ao esclarecer suas dúvidas e questionamentos. Espero que ajude a você visualizar melhor o mundo.

1 - Você afirma que acredita que tudo seja relativo e que nossas opiniões sejam diferentes devido a uma série de fatores.

R - Bom, se você acha que tudo é relativo, então posso considerar essa sua opinião relativa, o que a anula. Eu diria que sim, algumas coisas são relativas, mas existem outras que não. Digo isso pq se não fosse assim, se TUDO fosse realmente relativo, não haveria acumulo de conhecimento, não haveria história, não haveria sequer a capacidade de nós mesmos de reconhecer a realidade.

Você, por exemplo, a sua própria existência é uma mistura de relativo e de permanente. Ao longo da vida você mudou, cresceu, aprendeu a ler, depois programação de sistemas, tudo em uma escala em geral progressiva. Mas você, mesmo mudando, crescendo e aprendendo tudo isso, permanece sendo você, não é outro Thiago que aprendeu a ler e depois aprendeu programação de sistemas. Você muda, mas continua o mesmo.

Portanto, acredito sim que há hierarquias, que há valores que são permanentes na história do homem. Mas que são intercambiáveis também, que, se hoje prezo a minha liberdade, amanhã posso abrir mão de parte dela pela minha segurança e da sociedade que garante essa minha liberdade.

2 - Sobre nazismo e comunismo. Na verdade considero o comunismo pior que o nazismo (não que esse não seja também monstruoso), e a razão disso é simples.

A ideologia marxista-leninista, apesar de ter matado mais gente do que o nazismo (e ainda matar, vide cuba, china e coréia do norte), ainda atrai pessoas que tem boas intenções (como você) para a sua "aura" de bondade e melhoria social.

Pensar que os regimes socialistas melhoravam as condições das pessoas, devam assistência, casa, saúde, é uma balela. Não há melhoria nenhuma para os mais pobres ou necessitados em geral. O que há é a transformação de TODOS em dependentes do Estado, onde toda e qualquer ação do indivíduo é controlada, julgada e condenada apenas pelo Estado.


Meu caro, pelo ideal socialista, mataram mais gente (e ainda matam) na ilha de cuba do que na época da ditadura militar no Brasil (dá uma pesquisada na internet e veja quantas vítimas o regime cubano fez). Se as ditaduras militares na américa latina lutaram contra pessoas ou movimentos que queriam de alguma forma transformar a américa latina em uma imensa Cuba, eles tem sim, minha simpatia (não significa que eu concorde com tudo que acontecia, significa que pode ter certeza: se o Brasil tivesse virado uma imensa Cuba, nós hoje não estaríamos discutindo isso aqui, por exemplo.)

3 - Antiamericanismo é antidemocrático.

Na verdade é um pouco mais que isso. Antiocidentalistas são antidemocráticos.

Se defendo a democracia americana é por acreditar que, com todos os seus defeitos e ingerências, ela é e sempre foi formada por homens que sabiam dos defeitos que os governos possuem (afinal ele é formado por pessoas, não é? e pessoas falham, portanto governos falham.) Justamente por isso, em geral, os estados unidos sempre tiveram em sua base a proteção aos direitos individuais, defenderam sempre a menor interferência possível dos governos nas vidas das pessoas (isso oscila, mas pode reparar na quantidade de filmes, livros, músicas, que criticam o governo americano, de qualquer época, de qualquer período...ah, mesmo assim, nunca houve represálias ao meio cultural americano de forma tão violenta, quanto por exemplo, na URSS). Portanto, há, óbvio, falhas na política americana, há erros de conduta e tudo mais, mas pode ter certeza que se alguém sabe criticá-los, e bem, são eles mesmos.

Ainda sobre os EUA: não acho que eles sejam o ideal, até pq não acredito em ideais de governo, acho apenas que dos modelos existentes, o modelo americano é o menos pior.

Não acredito em um governo perfeito, não acredito que as alternativas existentes sejam melhores. Quais alternativas? um modelo de governo baseado na união das nações, sobe a égide da ONU, ou o modelo chinês ou ainda e principalmente, o modelo islamico.

Só uma coisa, minhas últimas fontes são a Veja ou o Jornal Nacional, pra ser sincero acho eles bem pouco conservadores. Explico: mesmo que em alguns pontos eles defendam valores ou algumas posições que coincidem com as minhas, na maior parte das vezes eles fazem justamente o contrário. Basta ver o modo como eles cobriram a campanha do candidato democrata na última eleição americana para entender o que estou falando.

Minhas fontes são outras, como disse, acompanho blogs, sites, etc, com viés mais conservador e ocidental do que eles. Você pode acessar alguns deles através da lista de páginas que indico aí do lado.

4 - No governo Jango, a desordem deste era tamanha que houve não apenas uma união dos setores elitistas da socieade (imprensa, banqueiros, militares, etc) a população foi às ruas pedindo a saída dele, procure notícias da época e você vai ver que havia um clamor popular contra as desgovernanças de Jango.

5 - Não tenho preconceito contra textos marxistas, na verdade tenho ojeriza mesmo. Você já parou para realmente ler esses textos? já viu o discurso de ódio que há neles? já viu o quanto eles justificam, pelo tal bem social que virá, toda espécie de violência? Se não percebeu isso ainda, você não leu direito. Se aceita isso, infelizmente não temos como concordar com muitas coisas.

6 - Não sou contra árabes ou islamicos em geral. Apenas daqueles que, em seus discursos ou ações, agridem e ameçam nosso modo de vida.

Não tenho a menor simpatia por Estados Teocráticos onde há leis que permitem o estupro ou mutilação de mulheres, onde homossexuais podem ser presos por andarem de mãos dadas nas ruas, ou ainda, onde criticar o "livro sagrado" ou o "profeta", pode lhe valer uma pena de morte.

Comparar o Estado de Israel a esses países é não conhecer a realidade desses países.

E é por isso que os Estados Unidos apóiam Israel, e não por ter algo de materialmente valioso na Terra Santa.

Meu caro, espero que tenha elucidado algumas coisas. De qualquer forma, no dia que quiser, pode me procurar que conversamos mais sobre tudo isso.

b disse...

Grande dio...Bom, sobre a questão da relatividade talvez tenha me expressado mal... quiz dizer em relação as opniões...se eu vivesse na bahia, como fazendeiro, pagando salário de fome aos meus funcionários e ganhando mais dinheiro com desmatamento ilegal e todas essas coisas, provavelmente ficaria mto puto quando o governo declarasse que minhas atividades são criminosas... Mas para o trabalhador, explorado, isso viria como bálsamo...

COmo vc disse, discordamos em vários aspectos... mas concordo com vc em relação a alguns... acho que só sou um pouco mais flexível nas minhas análises enquanto vc tem uma opnião extremamente sólida.

Concordo com vc qdo diz sobre as matanças causadas pelos comunistas, acho que a união soviética foi um exemplo de fracasso. Porém, a matança do regime soviético passou a ocorrer após a morte de Lenin, e as atrocidades foram realizadas pelo seu sucessor, Stalin. COnheço a história por cima, não quero discutir isso aqui, só quero mostrar que, na minha humilde opnião, pra alcançar o entendimento dos fatos, a análise deve ser mais profunda... Não sei exatamente o número de pessoas mortas pelo nazismo, também não sei sobre o numero de mortos pelo comunismo. Mas é fato, em quem confiar?? Cada um vai defender sue ponto de vista...

No seculo 19 haviam 70 milhões de indigenas na américa latina. Hoje, sobraram 3 milhões. Esta violência foi causada pelo capitalismo nascente, mas e nenhum momento eu vejo você falando destes números ou sobre as mortes causadas durante as ditaduras pela américa latina (Brasil é exceção, com menos mortes em todo o continente).

Nesse caso, parte do que vc diz, perde a credibilidade, pois (e ai entra o relativismo), para defender os valores que vc preza, as mortes são justificadas.

Vc diz sobre a balela do regime socialista e seu assistencialismo. Eu nunca visitei a ilha de cuba, ou conversei com pessoas de lá pra saber a situação de verdade. E pergunto novamente, em quem acreditar?

Se formos pensar, tem gente que vive em são paulo e diz que é uma cidade maravilhosa. Esses com certeza não levam 3 horas pra chegar em casa, não vivem sem serviços de saneamento básico, saúde, ou educação decentes. Por isso a cidade é maravilhosa. Então, é aí que está o relativismo da coisa. Apaixonado por são paulo é quem vive na vila mariana, ao lado do metrô, leva 15 minutos pra chegar ao trabalho.

sou simpático ao socialismo, Dio, pois eu vivo sem direito a coisas básicas. Eu vejo todos os dias como as coisas pras pessoas de onde eu venho são mais difíceis. então, é óbvio que quando alguém aparece defendendo meu ponto-de-vista, eu vá simpatizar com ele.

Em compensação achei coerente a sua análise da questão do antiamericanismo ou antiocidentalismo. Vc fez uma análise sensata.

sobe os textos marxistas, socialistas, comunistas eu conheço a essência deles, mas nunca li seu conteúdo completo. Procuro filtrar, até porque não sou a favor de viol~encia gratuita. Porém, mais uma vez a mesma questão, a violência das ditaduras militares é justificável?

Não creio que isso seja lá muito justo, mas essa é sua opnião, e eu a respeito...

E, sinceramente, acho inocência acreditar que os estados unidos se envolveram em todos as merdas que houveram por aí só em defesa da democracia. Fatos demonstrando o contrário não faltam. Mas, mais uma vez.. em quem acreditar?

Gostei dessa nossa troca, foi realmente muti gratificante, esclarecedora.

De fato, nunca vamos concordar em vários aspectos, creio que pela fomos criados. Aquela velha história da relatividade das opniões... Não passamos pelas mesmas experiências, difícil entender algumas coisas quando não vivemos na própria pele.

Abraços...