terça-feira, setembro 09, 2008

O País dos Petralhas.


Semana corrida, muita coisa acontecendo ou melhor, não-acontecendo. Mas eis que das trevas um pouco de luz.


Já tenho em mãos o novo livro do Reinaldo Azevedo, O PAÍS DOS PETRALHAS, que já é um dos três livros mais importantes para entender a miséria intelectual e política do país (os outros dois livros? O REACIONÁRIO, do Nelson Rodrigues, e O IMBECIL COLETIVO, do Olavo de Carvalho).


Cada um, à sua maneira, bate pesado no espírito de canalhice coletiva que entope as veias da democracia: as "estagiárias de pé sujo", o próprio "imbecil coletivo" e na sua nova versão o "petralha", são imagens construídas pelos autores que nos ajudam a perceber o monstro híbrido que tem apenas um nome: Totalitarismo.


Apenas um aparte; considero o livro do Olavo de Carvalho dos mais importantes da história do pensamento do país. O motivo? foi ele que derrubou o muro de Berlim intelectual que tanto fez para limitar as inteligências por estas bandas. Para o bem ou para o mal as forças que ele libertou fizeram com que o ar se renovasse.


Volto ao livro do Reinaldo. Este reúne artigos da Veja, do Globo e principalmente do seu blog, são textos que não devem surpreender o leitor habitual do autor, e sim, estão lá as características que fazem dele um dos grandes jornalistas atualmente em atividade: mordaz, contundente, com um apreço pela lógica raro nos pensadores atuais (quiça jornalistas!), e sim, com muito humor.


Mas a grande vantagem dos textos reunidos em um livro é a percepção da permanência.


Explico: os artigos publicados na internet sempre reverberam no instante, no momento da notícia, muitas vezes a reflexão, a leitura pausada, o pensar mesmo, cede ao impulso de "saber" mais, de engolir os acontecimentos e sequer digerir o que ocorreu ontem. O livro convida ao leitor uma pausa, uma ruminação (para os mais lerdos, como este que escreve, hehehe) do texto e das idéias que permite não apenas uma compreensão melhor dos acontecimentos, mas também a rememoração, o perceber que o que aconteceu ontem se faz presente nos ditames do amanhã (meio brega isso, não?)


Sim, estão lá os "petralhas", os "mensaleiros", relembramos que certa classe de intelectuais debateu o silêncio da categoria, aparecem os obamistas, mas também certos pesedebistas que, pela glória pessoal, entregam de mão beijada o poder! Mas agora temos o tempo que confirma as besteiras, temos a certeza que os desmandos que ocorreram apenas preparavam o terreno para mais e maiores totalitarismos (talvez sutis, mas ainda assim..).


Enfim, mesmo se já tenha lido todos os textos que lá estão, mesmo que nada seja assim tão novidade, acreditem, vale a pena acompanhar os mandos e desmandos da nomenklatura de forma mais reflexiva.


p.s. o sucesso do livro "Lula é minha anta", do Mainardi, é fato consumado, mas podem apostar: o do Reinaldo vai vender mais.




3 comentários:

Anônimo disse...

Prezado Dionisius,

Venho fazer um mea culpa.
*
Em comentário no blog do Gaschagen, afirmei que ele foi o primeiro a falar do lançamento de "O país dos petralhas" de Reinaldo Azevedo. No que fui corrigido por você.
*
Enganei-me. De fato foi você. E já pedi desculpas lá. Peço agora aqui. Minha pesquisa no Google por algum motivo não apontou este seu post sobre o livro.
*
E caramba! Tenho visitado pouco o teu blog por causa ainda do ensaio da D&C. Estou estudando muito pra poder te ler. Como fiquei muito assombrado com o que você escreveu na revista_ lá tem profundidade, abragência e erudição _ daí estou lendo muita coisa pra não fazer papel de trouxa aqui. Fazendo perguntas ou comentários neste espaço que, se eu fosse um sujeito preparado, não seria necessário fazer.
*
Tenho lacunas sérias de formação (sou monoglota, por exemplo), mas que pouco a pouco estou tentando _ mas com muita dificuldade _ superá-las.
*
Vou fazer visitas mais constantes a este blog. Tenho muito a aprender contigo.

Mais uma vez minhas desculpas e um grande abraço,

Carlos Eduardo

Dionisius Amendola disse...

Caro Carlos,

não precisa pedir desculpas de nada, só falei aquilo para chamar atenção mesmo, hehehe, e fazer justiça à este pequeno blog.

Estou no aguardo de seus comentários sobre a Dicta e o texto deste escrevinhador.

Lacuna de formação é ser formado pela puc/usp e ter que engolir aquele xarope de esquerdopatia/submarxismo/niilismo, o resto é erudição!

Grande abraço,

Dionisius

Anônimo disse...

Prezado colega,
Outro livro de interesse central, eu creio, é o "Eixo do Mal Latino Americano" de Heitor de Paola; descrevendo toda a estratégia comunista desde sua fundação até os dias de hoje e sua influência rasteira na nossa cultura.
Um grande abraço.