quarta-feira, fevereiro 17, 2010

Depois do chá...

Comentei à época da eleição de Obama, que a vitória do candidato Democrata, apesar de infeliz, não seria o fim dos Estados Unidos, que as bases democráticas do país iriam perseverar.

Hoje, vemos o nascimento (ou renascimento) dos Tea Party, a força da Internet na divulgação e interpretação dos fatos com bases conservadoras, o surgimento de novos líderes no partido Republicano, a força de editoras que publicam pensadores do pólo conservador, a volta ao mundo real de boa parte da população americana (detalhes aqui), o movimento ambientalista sofreu um baque tremendo com o Climagate (comentarei mais no próximo post) e por fim, as tropas americanas ainda estão no Iraque!. Ao que parece, a América não desistiu da briga.

E para estremecer mais ainda os esquerdistas, democratas, ambientalistas, engenheiros sociais travestidos de professores, ocorrerá hoje em Collingwood em Alexandria, Va. um encontro com as principais vozes conservadoras do país.

O encontro irá lançar o que vem sendo chamado de Mount Vernon Statement, um manifesto que tem a marca de uma nova era no debate americano. Especialmente para mostrar ao Partido Republicano que este, para sobreviver, deve voltar às suas raízes, e não ser apenas um espelho do Democrata.

O documento será publicado hoje, mas trechos revelam o tom federalista do encontro:

“In recent decades, America’s principles have been undermined and redefined in our culture, our universities and our politics,”

“The self-evident truths of 1776 have been supplanted by the notion that no such truths exist. The federal government today ignores the limits of the Constitution, which is increasingly dismissed as obsolete and irrelevant.


“Some insist that America must change, cast off the old and put on the new,” says the statement. “But where would this lead--forward or backward, up or down? Isn’t this idea of change an empty promise or even a dangerous deception?”

“The change we urgently need, a change consistent with the American ideal, is not movement away from but toward our founding principles.”

Para saber quem vai estar lá, de onde surgiu a idéia e quais são os próximos passos, basta clicar - Mount Vernon Statement.

E amanhã, assim que possível, divulgarei a carta aqui, no ainttalkin.

See ya, folks!

Nenhum comentário: