Em Abril deste ano li um excelente artigo na First Things que trata sobre a Aids e o comportamento correto para combater a epidemia. Ao comentarem a publicação de uma pesquisa intitulada Faith Communities Engage de HIV/AIDS Crisis, os autores, Edward C. Green e Allison Herling explicam o motivo por qual implementar máquinas de camisinha na escola(qual o próximo passo Sr. Temporão, máquinas que vendem pílulas abortivas?) e reduzir a transmissão do vírus apelando para a "traição responsável" não adiantam em nada, e que o ideal é a valorização e desenvolvimento de programas que valorizem a mudança de comportamento da sociedade através da abstinência e fidelidade, que em inglês é conhecido como o método ABC (Abstain, Be faithful, or use Condoms).
Fazendo um resumo bem chulo, o artigo afirma que este tipo de programa não é valorizado por dois motivos: o primeiro é financeiro, afinal os institutos de pesquisa, a industria farmacêutica e várias ONGS recebem dinheiro, e é muito dinheiro dos governos, de doações, etc... o segundo é mais simples e mesquinho, afinal esta é uma campanha que tem na Igreja sua maior defensora, e sabem como é, para a comunidade científica atual, para os intelectuais e tutti-quanti, se é moral cristã então não vale.
Um outro dado importante do artigo são as referências ao continente africano e a constatação que miséria, falta de educação, etc. não são motivos para o alastramento da epidemia e sim o comportamento dos indivíduos.
Boa leitura e sejam fiéis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário