sábado, fevereiro 21, 2009

A "Crise dos Mísseis" de Obama.

Quem sabe um pouco de história conhece o que foi a Crise dos Mísseis, que foi um dos pontos chave da administração Kennedy.


Pois não é que Obama está próximo de ter a sua crise? E não é financeira.


As provocações do governo russo parecem ser das mais sérias para a nova administração.


1 - Pressão para que o governo do Quirguistão (fica entre o Cazaquistão e a China) feche a base americana em Manas. Esta base é crucial para as forças da Otan conduzirem a guerra contra o Afeganistão.


2 - O anúncio de uma aliança com seis países que compunham a ex-União Soviética, para retomar a influência na região norte do Afeganistão.


3 - Planos de manter uma base naval na província de Abkhazia, na Georgia, (que foi invadida recentemente pelos russos, lembram?)


4 - Por fim, ameaçam implantar mísseis Iskander, em Kaliningrado (perto de São Petersburgo),caso a Polônia e a República Tcheca continuem o plano conjunto com os EUA de escudo anti-mísseis.

É bom o time Obama ficar de olho, além desses, há outros problemas que podem ser vislumbrados, para nomear apenas alguns: Irã, Paquistão, Coréia do Norte e por aí vai.

Espero que o atual presidente não tenha apenas o carisma do seu lado para lidar com essas crises. Vai ser necessário um tanto de guts nessa história.

Nenhum comentário: