sábado, fevereiro 21, 2009

China e Paquistão: uma aliança não tão incomum.

Uma aproximação dos governos da China e do Paquistão pode ocorrer. O objetivo? Livrar o Paquistão das garras americanas, que "ameaçam" a região.

O partido Jamaat-e-Islami (JI), principal força islamica do país, fez a conclamação pela aproximação às vésperas da segunda visita, em quatro meses, do presidente Asif Ali Zardari aos chineses.

Inclusive, uma delegação da JI retornou da China recentemente, onde assinou um acordo com o Partido Comunista, cobrindo assuntos como justiça, desenvolvimento, segurança e solidariedade. Dá pra imaginar o que deve ter sido acordado...

Talvez o ponto central do acordo seja o princípio de não-interferência: preocupados com os terroristas islamicos no seu quintal, os chineses não querem que grupos de fora do país apóiem estes. Resumindo, que os terroristas estejam livres para atacar o Ocidente, desde que deixem a China em paz.

Fora isso, acordos para o desenvolvimento de energia nuclear e a perspectiva de acesso ao Oceano Índico e ao Golfo Persa (via porto de Gwadar) são de interesse estratégico para os chineses.

Para saber mais, vá para .

Nenhum comentário: