domingo, janeiro 25, 2009

Terror anunciado.

O presidente Barack Obama irá fechar a base de Guantanamo e uma parte seus prisioneiros serão repatriados (será que algum país irá aceitá-los?) e a outra, considerada mais perigosa, será removida para prisões nos EUA.

Mas uma história mostra que o fim de Guantanamo pode trazer consequências trágicas.

Said Ali al-Shihri, foi libertado de Guantanamo em 2007, passou por um programa de "reabilitação" para ex-terroristas (imaginem o que é isso, se os programas de rehab funcionassem, Amy Winehouse não teria mais graça!) e, como todo bom viciado, voltou a coordenar ações da Al-Qaeda no Iemen. Ele é suspeito de ser a cabeça por trás do atentado à embaixada americana naquele país em Setembro do ano passado.

A decisão do presidente Obama, celebrada pela mída chique e pelo beautiful people como o primeiro passo para uma nova era de diálogo com os grupos terroristas, pode resultar naquilo que mais tememos. Um claro sinal para os terroristas que o presidente Obama, por razões "humanitárias", irá enfraquecer a repressão e a vigilância sobre eles. E aí, podem ter certeza, iremos ver um aumento das atividades destes grupos que não se preocupam com a humanidade de suas vítimas.

Nenhum comentário: