sexta-feira, janeiro 01, 2010

Leituras para um novo ano.

Já há dois dias que mergulho na leitura do "Diário da Felicidade"(que, reafirmo, é o livro mais importante lançado no ano que passou) e só para reafirmar o impacto, divido aqui frases, trechos e opiniões de Nicolae Steinhardt. Um daqueles que figuram, agora, no meu panteão pessoal.

Um livro para ser lido e relido, descoberto e revelado.

"O cristianismo, rapaz, não é a mesma coisa que a tolice."

"Em parte nenhuma e nunca Cristo nos pediu para sermos tolos. Chama-nos para sermos bons, brandos, honestos, humildes de coração, mas não idiotas."

Para quem acha que ser cristão é ser passivo diante dos inimigos: "...a vigilância, a defesa do bem, o pastor é amado pelo rebanho porque o guarda e da a vida por ele."

"Sendo assim, a crença em Deus parece-me plena de entedimento da palavra, o ato mais realista que pode existir: é a aceitação da verdade e a rejeição das ilusões...nada é mais difícil que renunciar às quimeras."

"A igreja sempre caminhou pelo caminho do equilíbrio e do bom senso, algumas vezes pouco comum. Pelos atalhos requintados foram as heresias. Sendo refinadas, pareceu que eram superiores e conquistaram principalmente as mentes finas, que não podem acreditar que a ponderação justa é, em sua simplicidade, o supremo refinamento."

Nenhum comentário: